quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Tarefas de 7º ano

Nota: os trabalhos devem ter:
- apenas uma página A4
- titulo, imagem representativa, bibliografia, nome do aluno, turma, número e data

1º tarefa:
Pesquisar "Qual é planeta mais quente do Sistema Solar?"
Referir no trabalho qual é o planeta mais quente do sistema solar, a razão pela qual é o mais quente e comparar esse planeta/fenómeno(razão de ser mais quente) com o que ocorre no planeta Terra. Fazer uma reflexão sobre o futuro da Terra.



-------------------------------------------------
2ª tarefa:

Pesquisar sobre um fóssil de transição (à vossa escolha)

exemplos: Archeopteryx, Tiktaalik roseae, Australopithecus afarensis...

Indicar informação sobre a espécie, imagem...


Se apresentarem uma imagem de um fóssil real devem indicar qual o tipo de fossilização da imagem.

Reflectir sobre a importância dos estudo dos fósseis, particularmente dos fósseis de transição.


Nota: fóssil de transição = elo perdido

Nota 2: título da tarefa "Fóssil de Transição - nome do fóssil escolhido"; data máxima de entrega dia 9-12-2008


-----------------------------------------

3ª tarefa:

Antes de mais, peço desculpa pela demora em colocar esta tarefa, mas foram muitos presentes para embrulhar... :)


Entregarei no início do 2º período este conjunto de recortes (ou este link alternativo SE O 1º NÃO RESULTAR)para a fita geocronológica mas em fotocópia (logo a preto e branco).


Caso queiram os recortes coloridos terão de os imprimir.


relembro que devem:

1º- marcar as Eras e períodos na fita (com as datas do manual);

2º- pintar as Eras e períodos como combinado, ou usar as cores (ou parecidas) que estão no "auxiliar (ver no final da tarefa)";
3º- marcar as datas dos acontecimentos dos recortes na fita (coloquem a lápis o valor junto à linha marcada para depois não as trocarem;

4º- cortar os recortes na linha a cheio pois a tracejada é para dobrar de modo ao recorte ficar "de pé" como uma moldura.



Ps: caso queiram investigar e colocar mais recortes na fita, podem usar este documento. E também este auxiliar.


NOTA: caso algum destes Links deixe de funcionar enviem um email a pedir o documento em questão para sluiz@sapo.pt



4ª tarefa:

Comentário da imagem dos flinstones (à luz dos conhecimento adquiridos na construção da fita geocronológica).

5ª tarefa

Pesquisa de uma notícia/artigo sobre a extinção em massa dos dinossauros + reflexão (máximo 10 linhas)

6ª tarefa

Elaboração dos cartões do projecto “árvore da vida”

7ª tarefa

Explicação do movimento dos continentes numa perspectiva histórica.
Como era explicado por Civilizações antigas, Wegener e pela tectónica de placas)

8ª tarefa
Breve explicação de um conteúdo nas aulas (escolha livre) /(ou recolha de uma notícia) dos temas desenvolvidos durante o 2º período (ex: formação de montanhas (Himalaias, Serra da Estrela…), Ponto Triplo dos Açores, Ponto quente, …)


Tarefas 3ºP

-dos alunos da Prof. Marisa:

tarefa: trabalho sobre a falha de Stº andré (localização, comprimento, fenómenos associados, curiosidade);

10ª tarefa: manisfestações/evidências de vulcanismo no algarve;

11ª tarefa: Cartão de cidadão de um vulcão;

12ª tarefa: Tema livre;

- dos alunos do Prof. Sérgio:

9ª tarefa: Escolher uma imagem de um sismo e explicar o origem, localização... segundo o enquadramento regional da tectónica de placas;

10ª tarefa: elaborar 1 poster com normas antes, durante e após um sismo;

11ª tarefa: tema livre;

6 comentários:

Anónimo disse...

este blog está fantástico!!!

Anónimo disse...

olá tudo bem!

O que vamos fazer na terça?

Sérgio Luiz disse...

terça? dançar, bailar, cantar...

Sérgio Luiz disse...

poster = cartolina ou folha A3!

deve ter um titulo, imagens de exemplo com explicação das mesmas e pouco texto

Anónimo disse...

Os trabalhos são para entregar quando?

Sérgio Luiz disse...

terça-feira é a data limite de entregar TUDO..